top of page
Foto do escritorMarcos Costa

Alura: vale a pena ou não?

Ou: há algo de concreto por trás do hype?



Disclaimer: esse post não é patrocinado e eu não tenho qualquer relação com a empresa. Meu viés aqui é somente de quem já assinou o pacote e pode contribuir com quem está pensando na possibilidade de se tornar aluno também.


Qualquer pessoa hoje em dia que consome algum conteúdo técnico/científico na internet já se deparou com alguma propagando da Alura, seja no youtube, podcast, artigos ou qualquer outra mídia. Eles estão por toda parte vendendo seus cursos de tecnologia, gestão e várias outras áreas. Mas será que vale a pena?


A um tempo atrás eu fiz essa pergunta no twitter, e a própria empresa respondeu, chamando seus alunos e ex-alunos para darem seus relatos. E a opinião geral foi de: vale a pena se você busca algo introdutório, mas não muito se você quer algo mais aprofundado. Bom, como meu interesse era em algo introdutório, aceitei o convite que eles me fizeram de um mês de graça e criei minha conta. E muita coisa mudou de lá pra cá.


Incialmente eu tive a impressão do site ser confuso. Uma quantidade massiva de conteúdo e a questão "por onde começar?" me perseguiram no começo. Talvez por erro meu e pela vontade de absorver tudo de uma vez, acabei metendo os pés pelas mãos e indo direto para os cursos de machine learning sem passar pelos fundamentos. Aprendi algumas coisas práticas, mas nada de teoria. Consegui replicar o código mas não entendê-lo. Não era o que eu queria, mas já me deixou com um gostinho de quero mais. Afinal de contas, pra absorver aquela quantidade de conteúdo, um mês seria muito pouco. Então logo depois desse período eles me ofereceram um desconto de 10% no plano anual e eu mais uma vez aceitei.


Agora, como aluno de fato, eu pude olhar com mais calma o que havia naquele mar. E percebi que não precisava daquela sensação de estar perdido, já que o site é muito bem organizado em trilhas e formações.


Essa, por exemplo, é a trilha de ciência de dados. Dá pra ver que a quantidade de cursos disponíveis é gigantesca, mas eles estão muito bem organizados em trilhas, cada uma focando em uma parte específica da formação. E isso te permite se organizar dentro da sua necessidade. Quem tem interesse em engenharia de dados não precisa passar pela formação "machine learning avançado", por exemplo, para se desenvolver profissionalmente. Essa liberdade é bastante interessante e dá uma modularização fácil de ser acompanhada.


Por outro lado, há o problema de não saber qual trilha fazer primeiro. Afinal de contas, começo com "Data Science" ou "Python para Data Science"? Qual a diferença entre "SQL com Oracle Database", "SQL com PostgreSQL" e os outros SQL's? Para sanar isso, há também uma ferramenta comunitária dos "planos de estudo" que são planos estruturados por pessoas da comunidade que cruzam e extrapolam as formações e trilhas.


Ao acessar um plano de estudos, você tem a visão que aquela pessoa que o criou tem do que é necessário saber para se cumprir algum objetivo. Esses planos de estudo podem ser acompanhados integralmente ou não, cabe a cada pessoa decidir seu caminho. Fora isso é possível criar o seu próprio plano de estudos, caso você já saiba qual caminho seguir (caso precise de uma dica, tem um post aqui no blog sobre isso que você pode acessar aqui).


Agora, quanto aos cursos em si, o que esperar? Bom, como me foi dito lá no começo, não espere nada muito aprofundado. E isso é algo muito importante. Os cursos da Alura se compõe, em sua maior parte, por vídeo aulas práticas gravadas. Isso significa que, durante a aula, o instrutor irá desenvolver um código para algum objetivo e que você pode (ou não) replicar enquanto ele faz. Ao final de algumas aulas há um pequeno questionário geralmente com uma ou duas questões de múltipla escolha sobre o tema tratado em aula. Ou seja: quase não há teoria sobre o que está sendo visto e a prática é bastante linear, mas passa por todos os pontos mais importantes.


As vantagens disso é que as aulas são bastante objetivoas. O curso de introdução ao Python 3, por exemplo, tem 12h de formação. Ao final dessas 12h você terá em mãos as ferramentas mais básicas que o Python 3 tem a oferecer. Talvez você terá alguma dificuldade em aplicar essas ferramentas no dia a dia, mas você saberá, por exemplo, ler um código simples sem grandes dificuldades. Isso é bom pra quem está começando por poder já começar criando algo simples, mas funcional e é bom também para quem já tem algum tempo de caminhada por poder, em pouco tempo, conhecer alguma ferramenta nova de forma bastante pragmática.


As desvantagens são a profundidade e a falta de conhecimento estruturado. Ou seja, uma formação dessas não lhe dá ferramental para que você conheça a fundo o que está fazendo, nem lhe permite ir além do que está sendo mostrado, já que as aulas são sempre limitadas a resolução de um problema específico. Isso no médio e longo prazo pode ser bastante prejudicial, pois te acostuma a um modo único de resolução de problemas.

 

Meu parecer final: vale muito a pena assinar o pacote. Renovei mês passado minha assinatura para mais um ano, e continuo estudando assiduamente na plataforma (no momento estou aprofundando em bancos de dados e engenharia de dados). Devo muito do meu conhecimento à Alura e aos professores, mas não me limitei à plataforma. Fiz alguns cursos e formações por fora para aprofundar meus conhecimentos, além de comprar livros para estudo de conceitos mais abstratos e matemáticos, dando mais embasamento ao conhecimento técnico aprendido por lá.


Caso você queira assinar o plano anual, recomendo procurar em alguns canais patrocinados por eles no YouTube para aproveitar algum dos muitos cupons de desconto de 10% que eles ofertam. Além de ajudar você a economizar, ajuda o seu produtor de conteúdo favorito a fortalecer a parceria com eles.

17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 commento


César Torga
César Torga
19 gen 2022

Vlw mano! Ótimo texto, fiquei com a mesma questão ao me daparar com a quantidade de conteúdo da Alura. Continue firme!

Mi piace
Post: Blog2_Post
bottom of page